Quando você para de treinar....
- Francisco Furio
- 9 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Todo mundo sabe que praticar exercícios físicos traz uma série de benefícios para a saúde, e de forma muito rápida. No entanto, da mas forma que os ganhos chegam rápido, as perdas físicas são ainda mais drásticas quando você para de malhar por algum tempo.
E, se você está pensando que este “pouco tempo” que estamos falando se trata de meses, acredite, as consequências negativas para seu organismo chegam com muito mais rapidez. Quando você para de treinar, em apenas uma semana, você já não consegue ter a mesma resistência física que tinha antes. Dá para acreditar?
Voltar ao ritmo normal de exercícios depois deste período fica mais difícil que normalmente seria em uma segunda-feira, por exemplo, depois de um final de semana de repouso. No entanto, as consequências negativas não são suficientes ainda para prejudicar sua resistência física. QUANTOS DIAS SEM TREINAR? Não adianta procurar porque você não encontrará um número exato de dias. Cada corpo reage de um jeito perante a falta de exercícios. Pense da seguinte forma: seu corpo funciona através de estímulos, se você não for estimulado a resolver um prolema, o seu cérebro nunca se desenvolverá da forma que deve ser. O mesmo acontece com o corpo. Quando o estímulo para, os músculos tendem a voltar ao seu estado de origem mesmo assim vou citar um exemplo abaixo:
UM MÊS sem treinar.... Depois de um mês e, especialmente, depois de alguns meses sem sair do sofá a coisa está realmente feia. O metabolismo estará mais lento e você terá mais dificuldade em queimar calorias. Cansaço constante e pouca disposição também são sinais claros de que seu corpo está entregue ao sedentarismo e sente falta de se exercitar. A volta do treino, neste momento, também representará fadiga. Isso porque, nesta altura do campeonato, sua resistência física já foi “passear” e seus pulmões também não conseguirão absorver o oxigênio como antigamente. NA VOLTA, CUIDADO COM AS LESÕES.... A lesão mais comum no período de retorno aos treinos é a distensão muscular. “A pessoa acha que pode voltar a treinar como treinava antes e o músculo não aguenta aquela carga e acaba rompendo a musculatura. Lembramos que a hipertrofia muscular buscada com a musculação é resultado de microlesões: Quando o corpo se exercita, coloca muita tensão nos músculos, o que faz com que eles desenvolvam pequenas lesões microscópicas. Essas micro-lesões são necessárias para o crescimento muscular, pois, sem dano (estímulo), não pode haver resposta do corpo. Quando seus músculos estão danificados, seu corpo irá recrutar aminoácidos para reparar o músculo, reconhecendo que esse músculo estará sujeito a esse tipo de dano e reconstrói o músculo maior e mais forte para se adaptar a este novo estímulo." Fiquem atentos nessa quarentena e principalmente na volta aos treinos.... Francisco Furio - Personal Trainer www.furio45.com.br #quarentena #coronavirus #furio45 #perosnaltrainer
Comments